O auditório da Escola Municipal Piringuito, em Garopaba, reúne nesta quarta-feira, 6 de março, cerca de 30 merendeiras e serventes de escolas locais para curso de boas práticas na manipulação de alimentos. Essa é a primeira atividade do ano do projeto Educando com Horta e Biodecompositor, desenvolvido pela Epagri em parceria com a as secretarias de educação e de agricultura de Garopaba e a Cooperlagos.
O projeto iniciou ano passado, para oferecer educação nutricional e ambiental, além de trabalhar a cidadania com alunos de creches e escolas municipais de Garopaba. Todas as unidades da rede municipal receberam visitas de técnicos que, junto com estudantes e funcionários, montaram ou revitalizaram hortas e biodecompositores.
Adreane Scopel, extensionista social da Epagri em Garopaba, conta que a reação do público-alvo do projeto foi predominantemente positiva. Alunos e funcionários colaboraram na construção ou revitalização das hortas e biodecompositores e puderam conhecer novas sementes e mudas. “Sempre traz uma renovação para escola”, comenta a técnica da Epagri sobre esse tipo de atividade.
O alimento produzido nas hortas é utilizado na merenda e o que resta é divido entre os alunos para que levem para suas casas. O líquido restante da biodecomposição é usado basicamente para adubar hortas e gramados das escolas municipais. Os estudantes também podem levar o chorume produzido pelo biodecompositor.
Para este ano o projeto está com objetivos mais ousados. Além da continuidade do trabalho de conversação das hortas e dos biodecompositores e da distribuição de mudas, os organizadores do programa vão oferecer curso para merendeiras e outros profissionais da rede escolar.
O curso será oferecido em três etapas, a primeira agendada para o dia de 6 de março. Nas próximas etapas os participantes serão treinados nos temas gestão de lixo e alimentação.
Serviço
- O que: curso de boas práticas de produção de alimento, dentro do projeto Educando com Horta e Biodecompositor
- Quando: dia 6 de março
- Onde: Escola Municipal Piringuito, em Garopaba
Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407