Propriedades rurais distribuídas em todas as regiões de Santa Catarina se transformaram em Unidades de Referência Tecnológica (URTs) pelas mãos da Epagri nos últimos dez anos. Entre 2009 e 2018, a Empresa implantou 1.685 URTs. Elas são propriedades familiares selecionadas pelos técnicos da Empresa para receber novas tecnologias e passam a servir de modelo para agricultores da região.
Nas URTs são realizados cursos, dias de campo, oficinas e reuniões para que os participantes vejam, na prática, que vale a pena adotar as tecnologias orientadas pela Epagri.
Essa ferramenta de extensão rural se destaca nas propriedades leiteiras catarinenses. Hoje são 236 URTs de leite em 165 municípios. Entre 2014 e 2017, o lucro das 60 melhores URTs dessa cadeia produtiva cresceu 97%.
Do total de 1.685 unidades no Estado, 230 são acompanhadas técnica e economicamente de forma mensal pela Epagri, 540 foram apoiadas com recursos do Programa SC Rural e 915 foram trabalhadas pela Empresa como ferramentas didáticas de apoio para propagação de tecnologias e resultados em seus programas técnicos.
Para saber mais, acesse o documento O valor da Epagri.