A Epagri de Rodeio, no Vale do Itajaí, realizou uma reunião para orientar agricultores do município no cultivo de frutas cítricas. A engenheira-agrônoma Tatiane da Silva ressaltou a importância do planejamento do pomar, abordando temas como coleta de solo para análise, correção e adubação do solo da área de plantio, clima, relevo, disposição do pomar, quebra-vento, escolha das mudas, espaçamento e a teoria da trofobiose.
“Na maioria dos casos, o produtor solicita orientação técnica para resolver um problema pontual de ataque de praga ou doença que, na verdade, é uma consequência, um sintoma da falta de orientação na implantação e no manejo do pomar”, explica a agrônoma.
Os participantes também foram orientados pelo técnico agrícola Sebastião Novak, que falou sobre a poda das plantas cítricas fez uma aula prática no pomar. O técnico ainda ensinou os agricultores a preparar a pasta bordalesa.
O encontro foi realizado no dia 17 de abril na propriedade do produtor Cleomar Pinto, na comunidade de São Pedro Velho. De acordo com Tatiane, quase todos os participantes do evento possuem pomares domésticos sem manejo correto, o que os obriga a apelar a medidas paliativas, muitas vezes utilizando produtos tóxicos para produzir os frutos que são usados na alimentação da família. “Promover o equilíbrio do solo e fazer uma poda bem-feita elimina quase totalmente a necessidade de intervenções futuras com pesticidas”, reforça.