Rastreabilidade de vegetais in natura é tema de reunião em Tubarão
  • Post publicado:7 de novembro de 2018
  • Categoria do post:Mídia

Produtores de frutas e hortaliças Gravatal e Tubarão se reuniram no dia 23 de outubro para discutir sobre rastreabilidade de vegetais in natura em SC, comercialização e sistemas alternativos de produção. O objetivo do encontro foi informar aos agricultores que comercializam através das cooperativas, feiras e do mercado institucional (Pnae) como funciona o sistema de rastreabilidade, que é uma ferramenta para auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de vegetais in natura.

O SPDH, Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, também foi apresentado aos participantes como uma proposta de transição para a agricultura familiar para sistemas de produção mais limpos e sustentáveis, uma alternativa desenvolvida e difundida pela Epagri. Além disso, discutiu-se sobre a comercialização de hortifrutigranjeiros através das Ceasas da região de São José e Tubarão, que apresentam um grande potencial para absorver a produção de hortifrutigranjeiros da região.

O encontro foi no Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão, realizado por meio de uma parceria entre a Epagri de Gravatal e de Tubarão, Cidasc e Ceasa. Os instrutores foram os engenheiros-agrônomos do Ceasa Emerson Evald, Alexandre Mees e André Martins de Medeiros.