A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri – é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.
Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade.
Promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro.
Buscar a competitividade da agricultura catarinense frente a mercados globalizados, adequando os produtos às exigências dos consumidores.
Promover a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.
Ser reconhecida nos cenários estadual e nacional como modelo de excelência em pesquisa agropecuária, extensão rural e gestão
Projeto de Apicultura
Início do Projeto de Apicultura, da então Diretoria da Produção Animal de SC
Criação do IASC
Criado o IASC – Instituto de Apicultura de Santa Catarina
Criado o ETA – Projeto 17
No ano de 1956, no dia 29 de fevereiro (a marca do ano bissexto), que se criou o Serviço de Extensão Rural de Santa Catarina, sob a designação de ETA – Projeto 17. Inspirado na experiência bem sucedida da ACAR (Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais)
Criação da ACARESC
Como o convênio criando o ETA – Projeto 17 teria a vigência de apenas quatro anos, o governo do estado viabilizou sua transformação numa associação civil, sem fins lucrativos, de direito jurídico privado: Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc), em 21 de junho de 1957, nos modelos da ACAR (MG).
Criação da ACARPESC
Criada a ACARPESC – Associação Catarinense de Crédito e Assistência Pesqueira do Estado de Santa Catarina.
Criação da EMPASC
Criada a EMPASC – Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária S.A
Criação da Epagri
Em 1990, foi decretado o fim da Acaresc, ao promover-se sua fusão com a ex-Empasc, a ex-Acarpesc e o antigo Instituto de Apicultura (Iasc), constituindo assim, na segunda metade de 1991, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia – Epagri.
Planejamento
A Epagri lançou seu primeiro Plano Estratégico, que continha ações programadas até o ano de 2001. O documento traçou dois projetos de restruturação
institucional, denominados “Desenvolvimento Rural Sustentável” e “Modernização
Organizacional”.
Empresa pública
Incorporação do Instituto Cepa. Em 22 de junho de 2005, a Epagri incorporou o Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina – Instituto Cepa/SC. Na mesma data, a Assembléia de Acionistas aprovou a transformação da Epagri em empresa pública.
Revolução digital
A implantação de sistemas internos informatizados permitiu acompanhar com mais eficiência, rapidez e precisão o andamento dos trabalhos de pesquisa e extensão dentro da Epagri. Assim, ficou mais fácil monitorar a evolução e os resultados das ações promovida pela Empresa.
Modernização da gestão
Implantação do Plano Diretor da Epagri, que estabeleceu metas a serem cumpridas até 2025. Foram definidos indicadores para avaliação do desempenho da instituição e de cada um dos funcionários, criando mecanismos que impulsionam a autocrítica e a constante evolução na gestão da Empresa.