MPA lança a 2ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia “Olhares da Aquicultura”

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anuncia o lançamento da segunda edição do Prêmio Nacional de Fotografia, com o tema “Olhares da Aquicultura”. A premiação tem como objetivo estimular a produção de imagens sobre o cultivo de pescado em águas da União, ampliando o acervo de imagens do MPA e promovendo a visibilidade da aquicultura brasileira.

Podem participar do concurso aquicultores que possuam contrato de cessão de uso de águas da União

O prêmio é voltado para cessionários de águas da União e conta com duas categorias principais:

– Aquicultura continental: fotografias de empreendimentos que cultivam peixes em águas continentais.

– Aquicultura marinha: fotografias de empreendimentos que envolvem o cultivo de peixes, moluscos e algas em águas marinhas.

Serão aceitas imagens que retratem as instalações de produção, atividades de manejo, comercialização, despesca e o cotidiano dos trabalhadores da aquicultura.

Além disso, o prêmio concederá uma Menção Honrosa para até três fotografias que abordem o tema “Mulheres na Aquicultura em Águas da União”, destacando o papel das mulheres na atividade, seja como cessionárias ou trabalhadoras.

Podem participar do concurso aquicultores de natureza física ou jurídica, desde que possuam contrato de cessão de uso de águas da União para fins de aquicultura com o MPA. A participação é individual, voluntária e gratuita.

As inscrições devem ser feitas até 31 de março de 2025 por meio do preenchimento do Relatório Anual de Produção da Aquicultura (RAP), que inclui campos específicos para o envio das fotos. Cada cessionário pode inscrever até três imagens inéditas e originais, sem identificação ou marcação de autoria. As fotos premiadas serão publicadas no Boletim de Aquicultura em Águas da União 2024, com a fotografia mais votada sendo destaque na capa da publicação.

Para mais informações, acesse o edital completo da premiação.