Balanço Epagri 2024: reestruturação da Empresa permite economia aos cofres públicos
  • Post publicado:14 de janeiro de 2025
  • Categoria do post:Institucional

Em 2024 a Epagri iniciou um Plano de Reestruturação, que deve gerar uma economia ao Governo do Estado de até R$240 milhões com folha de pagamento. O Plano vai contribuir para a redução do limite de gastos do Estado com pessoal, medida exigida na Lei de Responsabilidade Fiscal.  Com a economia gerada, espera-se maior aporte de recursos para a pesquisa agropecuária, o que vai resultar na geração de novas tecnologias. “Com isso daremos muito mais retorno para a sociedade”, pontua o presidente Dirceu Leite.

O Plano de Reestruturação foi assinado pelo governador Jorginho Mello e o presidente Epagri, Dirceu Leite (Foto: Andréia Oliveira / Divulgação/SAR)

Por meio desta ação, cerca de 30% dos 1.615 empregados foram incentivados a se aposentar até 2026, possibilitando à Empresa abrir vagas em concurso público para novas contratações.  Em 2024 já foram convocados 172 novos funcionários e a perspectiva é chamar mais de 400 pessoas até 2026.

Segundo o presidente Dirceu Leite, esse plano de reestruturação é mais uma iniciativa do Governo do Estado para a construção de uma nova Epagri. “Uma Epagri que vai trazer mais eficiência no apoio aos produtores rurais, bem como reforço das ações para redução do êxodo rural. Será uma oportunidade para o ingresso de trabalhadores qualificados que garantam a continuidade da produção da ciência e a presença da assistência técnica da Epagri em todos os municípios”, ressalta o presidente.