No sábado, 30 de novembro, acontece em Tijucas o 2º Dia de Campo em Pecuária de Corte do Vale do Rio Tijucas. São esperados 200 produtores, tanto da região como da Grande Florianópolis. A avaliação de carcaças em animais vivos por meio de ultrassom é a grande novidade do evento.
A programação técnica do dia de campo terá três vitrines tecnológicas: sistema de plantio direto de milho-silagem e qualidade de silagem, avaliação de carcaças em animais vivos por meio de ultrassom e sanidade animal, e manejo e qualidade das pastagens.
Tijucas tem o principal rebanho da região, com 21 mil cabeças de bovinos de corte. De acordo com o extensionista da Epagri em Tijucas, Renato Guardini, a ideia do evento é sempre trazer inovações para o produtor, como a avaliação de carcaças em animal vivo, “para ter certeza que o animal está pronto para o abate”, explica. “Precisamos fazer o simples bem feito, como análise de solo, correção com calcário, manejo de adubação e implantação de pastagens perenes”, ensina Renato. Na região, a pastagem que predomina é o Tangola, resistente a encharcamento.
O 2º Dia de Campo em Pecuária de Corte do Vale do Rio Tijucas será numa Unidade de Referência Técnica em bovino de corte, que a Epagri acompanha há sete anos, com foco em produção à base de pasto na pecuária de corte. Fica na comunidade da Itinga, na propriedade de Vanderlei Cadori.
Para se inscrever, procure a Epagri do seu município.
Ouça mais no podcast da Epagri, o Panorama Agrícola.
Para aprender sobre qualidade da silagem, assista à vitrine técnica do SC Agricultura: