Controlar o excesso de sal na alimentação é importante não apenas para os hipertensos, mas para qualquer pessoa que queira cuidar da saúde. Mas isso não significa abrir mão do sabor da comida. Uma alternativa gostosa e saudável é fazer o próprio sal temperado, que deixa os pratos mais saborosos e acaba reduzindo a necessidade de adicionar sal à comida.
A nutricionista Eloisa Rovaris Pinheiro, que atua como extensionista social na Epagri de Imbituba, no litoral catarinense, compartilha uma receita de família. O Sal Temperado Multiervas, feito com ervas secas e alho, é uma das preparações que ela ensina em oficinas na região. “Meu trabalho é focado na parte nutricional, no uso das ervas como temperos e também para diminuição do sal. Muitas extensionistas da Epagri fazem oficinas de sais temperados – é um trabalho que desenvolvemos em várias regiões de Santa Catarina”, explica.
Receita: Sal temperado Multiervas
Ingredientes:
- 1 kg de sal
- 100g de alho triturado
- 2 colheres de sopa rasas de pimenta do reino
- 2 colheres de sopa rasas de louro pó
- 2 colheres de sopa rasas de orégano desidratado
- 2 colheres de sopa rasas de cominho em pó
- 2 colheres de sopa rasas de manjericão desidratado
- 2 colheres de sopa rasas de alecrim desidratado
- 2 colheres de sopa rasas de salsa desidratada
- 2 colheres de sopa rasas de cebolinha desidratada
Modo de preparo:
Misturar tudo, deixar secando em local ventilado de um dia para o outro para desidratar o alho. Guardar em potes bem fechados. É possível substituir os temperos por outros, mas sempre desidratados.
Como conservar ervas e temperos:
Para conservar o aroma e o sabor de ervas e temperos secos, guarde tudo em potes bem fechados em lugares secos e frescos. Se comprar em pacotinho, passe para o pote.
As ervas frescas duram mais se forem guardadas na parte baixa da geladeira em sacos plásticos. Depois de lava-las, recomenda-se secar e armazenar na geladeira em potes com papel toalha para absorver a umidade.
Como secar ervas:
As ervas que possuem caules mais amadeirados podem ser secas, mantendo o sabor: louro, tomilho e alecrim são alguns exemplos.
As plantas podem ser secas em cima de telas, penduradas como um varal e expostas ao sol, ou, ainda em cima do fogão à lenha. Elas estarão secas quando mudarem de cor e estiverem quebradiças.
Mais informações: Eloísa Rovaris Pinheiro, nutricionista, extensionista social da Epagri em Imbituba – (48) 3647 7788.