Epagri/Ciram apresenta estudo sobre lúpulo em evento
  • Post publicado:5 de janeiro de 2024
  • Categoria do post:Institucional

A cultura do lúpulo ganha cada vez mais espaço no mundo, assim como em Santa Catarina, onde o interesse é crescente, resultado do aumento da demanda em função da popularização da produção de cervejas artesanais, a busca por cervejas com maiores volumes de lúpulos e a valorização do produto com procedência regional. Para atender a esse mercado, a Epagri vem realizando ações de pesquisa e extensão em diferentes regiões do estado, a fim de responder questionamentos que surgem naturalmente na implantação de novas culturas agrícolas.

Lúpulo tem possibilidade de cultivo em todas as regiões de Santa Catarina

Uma dessas pesquisas é o estudo “Análise de riscos climáticos para o lúpulo irrigado em Santa Catarina”, desenvolvido pela Epagri/Ciram. Os pesquisadores Cristina Pandolfo e Gabriel Berenhauser Leite foram convidados para apresentar este trabalho no 1º Fórum Norte Catarinense sobre a Cultura do Lúpulo, realizado em 5 de dezembro no campus de Araquari do  Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Cristina explica que a cultura do lúpulo tem possibilidade de cultivo em todas as regiões de Santa Catarina, com riscos baixos a moderados, desde que observadas e respeitadas as práticas de manejo agronômico, orientações técnicas especializadas e fornecimento de água por irrigação e iluminação artificial, se necessário. Ela lembra ainda que os cultivares a serem utilizados devem estar registrados no Registro Nacional de Cultivares (RNC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O estudo apresentado no evento levou em consideração dados climáticos e da cultura obtidos com especialistas e produtores de lúpulo, tomando-se como referência a fenologia média dos cultivos em Santa Catarina. “As condições de clima associadas ao relevo em diferentes escalas locais podem alterar a quantificação do risco climático e deve ser revisada em função de informações que vão sendo geradas anualmente decorrentes das respostas dos cultivares em condições experimentais e comerciais”, detalha Cristina. 

O estudo apresentado no evento gerou nota técnica disponível neste link. Os parâmetros agroclimáticos do lúpulo são discutidos no artigo de revisão Requerimentos agroclimáticos para a cultura do lúpulo, publicado na revista Agropecuária Catarinense, que pode ser acessado aqui.  

O 1º Fórum Norte Catarinense sobre a cultura do Lúpulo foi promovido por várias instituições, entre elas a Associação Engenheiros Agrônomos da Babitonga e o IFC. O encontro oportunizou a troca de experiências e informações técnicas, bem como o alinhamento de oportunidades para o fortalecimento da cadeia produtiva. O evento reuniu profissionais das ciências agrárias, produtores rurais, estudantes de agronomia e área afins, empresários do setor e agentes financeiros. 

Saiba mais sobre a cultura do lúpulo em Santa Catarina na reportagem da TV da Epagri: