O escritório da Epagri em Curitibanos promoveu reunião prática para apresentar a agricultores familiares do município a construção e manejo de silos secadores de grãos. A atividade aconteceu no dia 29 de agosto, na propriedade do agricultor Cristian Rauen, que está construindo dois silos secadores com capacidade de armazenagem de 600 sacos cada.
Silos secadores são alternativas de baixo custo e muito interessantes para a agricultura familiar, argumenta Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri em Curitibanos e organizadora da reunião. Ela explica que esses equipamentos podem ser dimensionados para pequenas e grandes quantidades de armazenagem, com capacidade variando entre 100 e 2,5 mil sacas de grãos.
“O objetivo é permitir autonomia de armazenamento da produção da família agricultora, ao mesmo tempo em que se mantém a qualidade dos grãos colhidos na propriedade”, detalha a extensionista. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Emater do Rio Grande do Sul há dez anos e já está consolidada.
Recursos retornam em quatro anos
O projeto do agricultor Cristian Rauen foi feito pela Epagri e realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). As parcelas serão pagas anualmente, em cinco anos, sem juros. Segundo Juliana, cálculos de viabilidade mostram que os recursos aplicados em silos secadores retornam em quatro anos.
Após a reunião prática, os visitantes conheceram outras propriedades que pretendem construir silos, para avaliar o local de construção e demais orientações. “As orientações passadas pela Epagri visam estratégias que tragam o maior retorno econômico das culturas aos agricultores, fortalecendo a agricultura familiar”, reforça a extensionista.
Veja, na reportagem da TV da Epagri, como a construção de silos aumenta os lucros no campo: