Agricultores de Guaraciaba, no Oeste Catarinense, se reuniram no dia 28 de abril na Unidade de Referência Técnica em Bovinocultura Leiteira (URT) do município para conhecer as práticas lá desenvolvidas e implementar melhorias em suas respectivas propriedades. A URT foi implantada na propriedade da família de Joel Maldaner.
Durante a reunião, o grupo conheceu a criação de bezerras e recebeu informações sobre implantação e manejo de pastagens perenes, piqueteamento, água e sombra, pomar, horta, mata ciliar e arredores. Segundo Moisés Maldaner, extensionsista rural de Guaraciaba e responsável pela URT, o objetivo da reunião foi apresentar o planejamento e a organização da propriedade envolvendo os aspectos sociais, ambientais e econômicos, com a intenção de reduzir mão de obra para atividades e custos de produção, resultado em maior renda e qualidade de vida da família.
“As famílias presentes já deram o primeiro passo para melhorar a produção de leite: já estão acessando o Kit Forrageira”, afirma o extensionista. A Epagri incentiva em Santa Catarina a produção de leite e carne à base de pasto para ampliar a produtividade e reduzir os custos de produção, que crescem à medida em que o produtor depende mais de ração, silagem e feno. E é para isso que os pecuaristas catarinenses podem contar com o Kit Forrageira, que integra o Programa Terra Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura.