Para marcar o dia mundial da água, comemorado em 22 de março, um dia de campo sobre conservação do solo e da água foi realizado no Centro de Treinamento da Epagri em Agronômica. O evento contou com uma programação voltada às boas práticas de manejo do solo, armazenamento e cuidados com a água e as respectivas políticas públicas em Santa Catarina que estimulam os agricultores a usá-las em suas propriedades. Na oportunidade foi realizado o lançamento oficial da região do Alto Vale do Itajaí como sede do VIII Encontro Catarinense do Sistema Plantio Direto, que será realizado em 2024.
Esse dia de campo está na segunda edição e faz parte da campanha “Vale Solo e Água”, em prática na região desde ano passado. No evento, o grupo temático Solo e Água da Epagri ofereceu aos participantes um circuito composto por cinco estações, apresentando em cada uma delas os seguintes temas: planejamento de sistema produtivo, erosão, plantas de cobertura, Sistema Plantio Direto de Hortaliças, reservação de água e políticas públicas e de crédito. Uma sexta estação, em parceria com a CASAN, tratou dos problemas de excesso de turbidez da água em que se encontra o Rio Itajaí e que impacta diretamente na oferta de água de qualidade aos usuários da rede.
“O planejamento na construção do sistema produtivo é primordial para o sucesso das atividades na propriedade. A estratégia de intercalar culturas de viés econômico e de estruturação do solo, alocadas nas diferentes épocas do ano ou ainda em consórcio e/ou sobressemeadura e correlacionadas às condições edafoclimáticas locais, culminam no aprimorando da eficiência no uso dos recursos naturais – solo, água, nutrientes, biologia – com diversidade e resiliência do sistema produtivo aliado à rentabilidade ao produtor entre tantos outros benefícios”, destaca Ricieri Verdi, coordenador do programa Grãos na região do Alto Vale do Itajaí e um dos organizadores do evento.
Juliane Garcia Knapik Justen, coordenadora estadual do Programa de Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri e uma das organizadoras do evento, ressalta que a água precisa infiltrar onde ela cai. “Para isso existem tecnologias apropriadas, com utilização de plantas, com plantio em contorno, terraceamento, com barreiras como as matas ciliares. Portanto, sensibilizar, conscientizar e estimular os produtores a adotarem práticas eficientes de uso e manejo adequados do solo e da água é fundamental para a nossa permanência como região e Estado produtor de alimentos”, diz ela.
O evento contou com a participação de aproximadamente 120 produtores e lideranças, além de mais de 170 estudantes da rede pública de ensino dos municípios de Agronômica, Atalanta e Ituporanga, e acadêmicos de Agroecologia e Agronomia do Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul.
Mais informações:
– Juliane Garcia Knapik Justen, e-mail: julianeknapik@epagri.sc.gov.br, (47) 3526-3083
– Ricieri Verdi, e-mail ricieriverdi@epagri.sc.gov.br, (47)3562-8462
Ao longo de sua trajetória em pesquisa agropecuária e extensão rural em Santa Catarina, a Epagri desenvolveu tecnologias, difundiu conhecimentos e defendeu a preservação do solo como a principal ação para garantir a sustentabilidade da agricultura. Saiba mais no vídeo a seguir.