A agricultora de Criciúma Zenaide Mrotskoski, no Sul Catarinense, decidiu dar um destino mais doce ao chá amargo do hibisco: criou o refrigerante dessa planta, que enriquece o preparo com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O refrigerante com fermentação natural já era feito com laranja, maracujá e bergamota na propriedade da família: Zenaide adaptou a receita para o chá do hibisco e o resultado foi um sucesso.
Os ingredientes do refresco são poucos e a maneira de preparo é simples. Apenas com o chá feito das flores secas do hibisco e com o açúcar – que ajuda a quebrar o azedo da bebida e produz a fermentação natural – o refrigerante fica pronto. “A cor chama muita atenção, fica lindo. E a quantidade de açúcar utilizado é muito menor nesse refrigerante em comparação com a quantidade utilizada no artificial”, conta Zenaide.
A extensionista da Epagri de Criciúma, Lidiane Camargo, foi uma das pessoas a saborear e se surpreender com o gosto do refresco de hibisco. A opção mais saudável para o refrigerante e a popularidade que a bebida estava ganhando fizeram com que a ela divulgasse a receita para mais agricultoras. “Eu e a Zenaide passamos a fazer uma oficina para compartilhar o produto e incentivar outras agricultoras a fazerem em casa também. A alimentação saudável ganha cada vez mais espaço e a ideia do refrigerante natural foi bem aceita por todos”, relata a extensionsita.
O hibisco
Também conhecido como vinagreira, rosela, groselha ou caruru-azedo, o hibisco possui diversos nomes como também diversas espécies. O utilizado para fazer o chá e o refrigerante é o Hibiscus sabdariffa. O seu caule é arroxeado e suas folhas são verdes. A planta floresce o ano todo, em maior abundância na primavera. A planta é nativa do continente africano, mas é cultivada em todo o mundo. Apesar de ser mais usada para ornamentação, para cercas-vivas e arbustos, ela também é utilizada para fazer sucos, geleias e refrescos. No Brasil, em especial no Norte, o hibisco é comercializado para consumo como hortaliça folhosa. Os cálices secos são comercializados para dar cor e sabor para chás, picolés, molhos agridoces e massas. As sementes podem ser torradas e moídas, utilizadas como farinha no preparo de pães.
O hibisco faz parte da categoria de Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc). A fama dos benefícios em relação às propriedades da planta é real, porém é preciso que ela seja usada com moderação e utilizada conjuntamente a uma alimentação equilibrada. “O hibisco tem propriedades antioxidantes e pode auxiliar no emagrecimento se associado a hábitos de vida saudável”, explica a nutricionista Cristina Ramos Callegari, nutricionista extensionista da Epagri de Florianópolis.
Receita de refrigerante de hibisco
100g de hibisco seco (Hibiscus sabdariffa)
1 litro de água fervente
200g de açúcar para cada PET (na receita são usadas 10 garrafas)
Modo de preparo
Colocar o hibisco na água fervente e fazer um chá. Deixar esfriar bem (preferencialmente até o dia seguinte), dividir o chá em 10 garrafas PET de dois litros e completar com água. Em cada garrafa acrescentar 200g de açúcar (o açúcar vai fermentar o líquido, então será necessário deixar dois dedos de espaço para a formação do gás). Mexer para a diluição do açúcar e deixar em local escuro e na horizontal. Após 15 dias o refrigerante está pronto para ser consumido.
O passo a passo do refrigerante você acompanha com a extensionista Lidiane Camargo no vídeo a seguir.