EPAGRI 30 ANOS: Colocamos a maricultura catarinense em primeiro lugar no Brasil
  • Post publicado:11 de novembro de 2021
  • Categoria do post:Mídia

Quase toda a produção nacional de ostras, mexilhões e vieiras do Brasil sai do litoral catarinense. O estado nos orgulha em ser o maior produtor nacional de moluscos bivalves cultivados.

Na safra 2019/2020, os catarinenses colocaram no mercado 15 mil toneladas desses alimentos, movimentando mais de R$92 milhões.

Por trás desses resultados tem a participação da Epagri, que está com os catarinenses até embaixo d’água, apoiando a maricultura de diversas formas. Na área de pesquisa, desenvolvemos tecnologias que permitem melhorar e ampliar a produção de forma sustentável.

Na extensão rural, realizamos cursos, oferecemos assistência técnica e apoiamos os maricultores na estruturação e no planejamento da atividade. A Epagri participou da ordenação das áreas de maricultura em Santa Catarina e auxiliou nos projetos de legalização das fazendas marinhas. Também trabalhamos na criação e na implantação de protocolos higiênico-sanitários para o setor.

A busca de novas fontes de renda para os maricultores é outra missão. E uma conquista recente desse trabalho foi a autorização para o cultivo de macroalgas em Florianópolis. Essas algas, que fornecem matéria-prima a indústria, se tornaram uma alternativa promissora para as famílias que cultivam a vida no mar.

Esse, sim, é um motivo para amar a Epagri até embaixo d’água.

Clique aqui para ouvir esta notícia.

30 motivos para amar a Epagri

No dia 20 de novembro, a Epagri completa 30 anos. Até lá, os catarinenses vão conhecer “30 motivos para amar a Epagri”. A cada dia, um novo motivo será apresentado no site da Epagri, nas redes sociais e no programa de rádio Panorama Agrícola.

Para comemorar a data, a Epagri está preparando uma série de eventos em todas as regiões de Santa Catarina. Acompanhe a programação nos canais de comunicação da Empresa e venha comemorar conosco!

A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. A criação da Empresa, em 1991, uniu os trabalhos de pesquisa e extensão rural e pesqueira em Santa Catarina, somando décadas de experiência em diferentes áreas e fortalecendo ainda mais o setor.