A Epagri acaba de publicar uma nova edição da revista Agropecuária Catarinense (RAC), com destaque para as hortaliças e a agricultura 4.0. A publicação científica apresenta dois artigos sobre o uso de tecnologias digitais para otimizar a produção agrícola e uma série de pesquisas com culturas olerícolas.
A nutrição do pepineiro é assunto de dois estudos. Eles avaliam as curvas de absorção dos nutrientes nessa espécie e o manejo da solução nutritiva na produção dessa cultura. Outros artigos avaliaram os cultivares de couve-flor adaptados a diferentes sistemas de cultivo e as fases de desenvolvimento da cebola de acordo com as datas de semeadura.
Agricultura conectada
O informativo sobre o Phenoglad Mobile SC apresenta um aplicativo para smartphones que orienta o produtor no planejamento da produção de gladíolos (palma-de-santa-rita). Com esse aplicativo, é possível obter simulações a partir da data de plantio ou de colheita das flores.
Outro exemplo de aplicação da agricultura 4.0 está nos estudos sobre o solo. A revisão bibliográfica desta edição da RAC trata sobre os avanços nas técnicas de estudo do solo via sensoriamento próximo em um texto acessível para estudantes, técnicos e pesquisadores.
Ostras em travesseiros
O cultivo de ostras em travesseiros flutuantes, bastante empregado na América do Norte, é o tema do artigo da seção Informativo Técnico. O trabalho analisa o uso desse sistema em uma fazenda marinha de Santa Catarina.
Confira esses e outros artigos no site da revista Agropecuária Catarinense. Para saber como publicar na RAC, clique aqui.