Segurança e soberania alimentar são temas de capacitações no Alto Vale do Itajaí
  • Post publicado:18 de junho de 2019
  • Categoria do post:Mídia

Mais de 100 pessoas, entre agricultores e técnicos de Agronômica, Aurora, Agrolândia, Presidente Getúlio, Rio do Campo e Trombudo Central, se reuniram no dia 4 de junho para o II Encontro de Segurança Alimentar com Troca de Sementes e Mudas Tradicionais, realizado no Centro de Treinamento da Epagri em Agronômica. O evento teve por objetivos revitalizar e fortalecer a produção de alimentos para autossuficiência; contribuir com a segurança e soberania alimentar; criar espaços de diálogo; fortalecer a participação social; colher, trocar e partilhar mudas, manivas e  sementes tradicionais, e promover integração entre o grupo.

De acordo com Leonir Claudino Lanznaster, extensionista social de Rio do Sul e coordenadora do encontro, o evento oportunizou aos presentes reviver memórias afetivas que surgiram através das falas, cheiros e visualização dos alimentos, fortalecer a identidade local e valorizar a história das famílias. “Esse encontro buscou despertar o interesse em recuperar e tornar presente os alimentos que ao longo dos anos foram sendo esquecidos e também promover uma maior aproximação entre as pessoas. Isso permite não apenas ampliar o olhar do grupo sobre a importância da produção e da diversificação dos alimentos para o consumo da família como também fortalece os laços de amizade, respeito, amorosidade, comprometimento e  união, essenciais para o cuidado com a vida”.

O evento foi promovido pelo programa Capital Humano e Social da UGT 5 da Epagri, que abrange a regional de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, e contou com apoio de recursos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).