Jovens rurais de seis municípios da região de Palmitos participaram, em abril, do segundo módulo do curso de pecuária leiteira oferecido pela Epagri com entidades parceiras. A capacitação abordou o uso e a conservação do solo na pecuária de leite e o manejo de pastagens. O “Curso Juventudes Rurais – Semeando no presente para colher no futuro” tem 152 participantes de Flor do Sertão, Cunhataí, Riqueza, São Carlos, Águas de Chapecó e Cunha Porã.
Até o fim do ano, serão realizados nove encontros em cinco municípios. Cada módulo é composto por uma manhã de estudos conduzida por profissionais da área e uma tarde de visita a propriedades que trabalham a produção de leite. Nos intervalos entre as etapas do curso, são realizadas visita às famílias dos participantes que demandem assistência técnica e extensão rural.
“A ação tem foco na formação crítica, cidadã e profissional dos jovens. São aulas teóricas, práticas e reflexivas, com vivência de atividades produtivas agrícolas. Vamos capacitar os participantes para que eles possam implantar projetos produtivos com geração de renda, valorizando a cultura, a autoestima e zelando pelos recursos naturais”, destaca Richard William Junglaus, engenheiro-agrônomo da Epagri e coordenador do curso.
Todos os municípios envolvidos no projeto têm a produção leiteira em sua base econômica. No entanto, grande parte das propriedades ainda é gerida pelos pais, a maioria acima de 50 anos, enquanto os jovens buscam empregos na cidade ou fora do município.